A maior rede de estudos do Brasil

PERGUNTA: DIREITO PROCESSUAL PENAL

Marlon, Wellington e Vitor foram denunciados pela prática de um crime de lesão corporal dolosa gravíssima em concurso de agentes. Após o recebimento da denúncia, o oficial de justiça compareceu ao endereço indicado no processo como sendo de residência de Marlon, mas não o encontrou, tendo em vista que estava preso, naquela mesma unidade da Federação, por decisão oriunda de outro processo. Marlon, então, foi citado por edital. Wellington, por sua vez, estava em local incerto e não sabido, sendo também citado por edital.

Em relação a Vitor, o oficial de justiça foi à sua residência em quatro oportunidades, constatando que ele, de fato, residia no local, mas que estava se ocultando para não ser citado. Após certificar-se de tal fato, foi realizada a citação de Vitor com hora certa.

Considerando a hipótese narrada, o(a) advogado(a) dos acusados deverá alegar ter sido inválida a citação de

a) Marlon, apenas.

b) Marlon e Vitor, apenas.

c) Vitor, apenas.

d) Marlon, Wellington e Vitor.

 


4 resposta(s)

User badge image

Estudante PD

Há mais de um mês

Primeiramente vamos entender a questão.

O avaliador que saber do candidato seu conhecimento sobre as citações no processo penal.

Na citação de Marlon mesmo ele estando preso na mesma unidade de federação foi citado por edital algo que é nulo conforme a súmula 351 do Supremo Tribunal Federal que dispõe:  É nula a citação por edital de réu preso na mesma unidade da federação em que o juiz exerce a sua jurisdição.

Já as citações de Wellington e Vitor são regulares, pois quando a pessoal está em local incerto e não sabido a citação é feita por edital e quando a pessoa está se ocultando para não receber a citação ela pode ser feita com hora certa. 

A assertiva A está correta, conforme visto a explicação supra sendo as demais incorretas. 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes