Buscar

Analise a assertiva a seguir: Na responsabilidade objetiva, não é necessário demonstrar culpa ou dolo, sendo aquela a regra adotada pelo Código Civil

Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A assertiva está incorreta.

De fato, não é necessário demonstrar dolo ou culpa para configuração da responsabilidade civil objetiva, mas essa não é a regra adotada pelo Código Civil, que exige a demonstração daqueles elementos volitivos. Vejamos os arts. 186 e 927, caput, do CC:

"Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito."

"Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo."

É certo que o Código Civil traz algumas hipóteses de responsabilidade objetiva, mas sempre tratando-as como exceções. Confiramos:

"Art. 927. [...]

Parágrafo único. Haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem."

 

Vamos aprender mais com os especialistas do Passei Direto? Acesse já os vídeos com conteúdos exclusivos:

https://www.passeidireto.com/lista/40580753-atos-ilicitos/video/40580755-introducao-aos-atos-ilicitos-teoria

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina