Buscar

qual o conceito da filosofia da educação/

Respostas

90 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Edson

Conceito de Filosofia da Educação. A filosofia é uma ciência que trata da essência, das propriedades, das causas e dos efeitos dos seres naturais. A filosofia significa a análise racional do sentido de existência do homem, tanto no plano individual como no coletivo e baseado sempre na compreensão do ser.

Por outro lado, a educação é um conjunto de processos e procedimentos que permitem o acesso de qualquer ser humano à cultura, o que distingue certamente do resto dos animais. Entretanto, a filosofia da educação é um dos ramos da filosofia que trata exclusivamente do tema educação.
A educação por si só apresenta um problema filosófico, portanto, os maiores filósofos de todos os tempos desde a antiguidade, trataram de abordar a educação em diferentes situações e diversos níveis.

Embora o conteúdo da educação seja muito complexo e apresente grandes variações de uma cultura para outra, o mesmo encontra unidade justamente no homem, pois de todos os animais, o homem é o único capaz de ser educado. Se um ser humano não fosse educado, teria de humano unicamente o aspecto físico, no entanto, o que distingue do animal são as técnicas, a língua e os costumes. O homem tem aprendido muito com os ensinamentos recebidos.

Então, é precisamente esta relação estabelecida com a humanidade que faz com que a educação seja mais do que um simples treinamento ou maturação. A principal tarefa assumida pelo filósofo da educação será de questionar sobre os propósitos da educação, prevalecendo o porquê de qualquer aspecto ou circunstância.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Filosofia da educação é o ramo da filosofia aplicada ou prática relacionada com a natureza e os objetivos da educação e os problemas filosóficos decorrentes da teoria e prática educacional. Porque essa prática é onipresente em e através das sociedades humanas, suas manifestações sociais e individuais tão variadas, e sua influência tão profunda, o assunto é amplo, envolvendo questões de ética e filosofia social / política, epistemologia, metafísica, filosofia da mente e linguagem e outras áreas da filosofia.

Por olhar para dentro, tanto para a disciplina dos pais, quanto para a prática educacional e os contextos sociais, legais e institucionais em que ocorre, a filosofia da educação preocupa-se com os dois lados da divisão teoria / prática tradicional. Seu assunto inclui tanto questões filosóficas básicas (por exemplo, a natureza do conhecimento que vale a pena ensinar, o caráter da igualdade e justiça educacional, etc.) e problemas relativos a políticas e práticas educacionais específicas.

Em tudo isso, o filósofo da educação premia a clareza conceitual, o rigor argumentativo, a consideração justa dos interesses de todos os envolvidos ou afetados pelos esforços e arranjos educacionais, e a avaliação bem fundamentada e bem fundamentada dos objetivos e intervenções educacionais. a conveniência de currículos e testes padronizados, as dimensões social, econômica.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina