Buscar

qual a função do aparelho digestório?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O sistema digestivo é o conjunto de órgãos responsáveis pelo processo de digestão, ou seja, a transformação de alimentos para que possam ser absorvidos e utilizados pelas células do corpo. A função desempenhada é o transporte de alimentos, a secreção de sucos digestivos, a absorção de nutrientes e a excreção pelo processo de defecação. O processo de digestão consiste em transformar carboidratos, lipídios e proteínas contidos nos alimentos em unidades mais simples, graças às enzimas digestivas, para que possam ser absorvidos e transportados pelo sangue.

Alimentos depois de ser ingerida e esmagados por dentes com a ajuda de saliva produzida pelas glândulas salivares, formar um bolo alimentar e passar através do esôfago em seu caminho para o estômago através do movimento peristáltico. Uma vez no estômago, o processo de digestão é fornecida pelo ácido clorídrico segregado pelas começa células parietais do estômago e enzimas digestivas. Posteriormente, eles passam para o intestino delgado, onde continua a degradação química do alimento e ocorre a absorção de água e nutrientes são transportados para o sangue e linfa.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais