Buscar

14th) Sobre a expansão maritima explique o interesse da igreja católica em apoiar as grandes navegações.​

💡 3 Respostas

User badge image

Secretaria Medicina

Nos estados da peninsula ibérica, a expansão colonial também era encarada como missão de evangelização dos povos além-mar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Igreja Católica durante a Era dos Descobrimentos inaugurou um grande esforço para difundir o cristianismo no Novo Mundo e converter os povos indígenas das Américas e outros povos indígenas por todos os meios necessários. O esforço evangélico foi uma parte importante e uma justificativa para as conquistas militares de potências europeias como Portugal , Espanha e França.

Missões cristãs para os povos indígenas andavam de mãos dadas com os esforços coloniais das nações católicas. Nas Américas e em outras colônias na Ásia e na África, a maioria das missões era dirigida por ordens religiosas como os franciscanos ,Dominicanos , Agostinianos e Jesuítas .

Antonio de Montesinos , um frade dominicano na ilha de Hispaniola , foi o primeiro membro do clero a denunciar publicamente todas as formas de escravização e opressão dos povos indígenas das Américas. Teólogos como Francisco de Vitoria e Bartolomé de las Casas elaboraram bases teológicas e filosóficas para a defesa dos direitos humanos das populações nativas colonizadas, criando assim a base do direito internacional , regulando as relações entre as nações.

Importantes documentos eclesiásticos contemporâneos que assumem uma posição forte em escravizar ou despojar os povos indígenas das Américas eram a carta eclesiástica Pastorale officium e a superação da encíclica Sublimis Deus.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais