Buscar

oque determinava a teoria do eliocentrismo​

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O heliocentrismo pode ser caracterizado como o modelo astronômico onde o planeta Terra e os demais planetas giram em torno do Sol no centro do Sistema Solar. A noção de que a Terra gira em torno do Sol foi proposta já no século 3 aC por Aristarco de Samos, mas pelo menos no mundo medieval, o heliocentrismo de Aristarco atraiu pouca atenção, possivelmente devido à perda de trabalhos científicos de a era helenística.

Enquanto uma Terra em movimento foi proposta pelo menos a partir do século 4 aC no pitagorismo , e um modelo heliocêntrico desenvolvido por Aristarco de Samos no século 3 aC, essas idéias não tiveram sucesso em substituir a visão de uma Terra esférica estática, e a partir do século 2 dC o modelo predominante, que seria herdado pela astronomia medieval, foi o modelo geocêntrico descrito no Ptolomeu 's Almagesto .

O sistema ptolemaico era um sistema astronômico sofisticado que conseguia calcular as posições dos planetas com um grau razoável de precisão. O próprio Ptolomeu, em seu Almagesto , aponta que qualquer modelo para descrever os movimentos dos planetas é meramente um artifício matemático, e como não existe uma maneira real de saber qual é a verdade, o modelo mais simples que obtém os números certos deve ser usado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais