Buscar

qual a analise de euclides da cunhao na obra os sertões, sobre os jagunços?​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para ele o jagunço era uma mão armada ou guarda-costas , geralmente contratados por grandes fazendeiros e "coronéis" no sertão do Brasil , especialmente nas regiões Norte. De fato eles foram contratados para proteger seu empregador, grande proprietário de terra contra invasores e inimigos feudais, e também para controlar seus escravos e servos contratados.

Alguns agricultores formaram suas próprias milícias privadascom um número de jagunços fortemente armados. Havia também jagunços de mercenários , que podiam ser contratados para conflitos temporários, como vigilantes , ou para assassinatos por contrato. O folclore local diz que os jagunços com olhos amarelos eram particularmente temíveis e eficientes.

Foi aplicado como um termo pejorativo para os habitantes de Canudos , uma aldeia fundada pelo místico religioso e líder messiânico Antônio Conselheiro no sertão baiano. A vila foi destruída em outubro de 1897 durante a Guerra de Canudos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais