Buscar

Quais as contribuições e criticas da abordagem Rogeriana na educação?

💡 2 Respostas

User badge image

PASSEI DIRETO

As idéias do norte-americano Carl Rogers (1902-1987) para a educação são uma extensão da teoria que desenvolveu como psicólogo. Nos dois campos sua contribuição foi muito original, opondo-se às concepções e práticas dominantes nos consultórios e nas escolas. A terapia rogeriana se define como não-diretiva e centrada no cliente (palavra que Rogers preferia a paciente), porque cabe a ele a responsabilidade pela condução e pelo sucesso do tratamento. Para Rogers, o terapeuta apenas facilita o processo. Em seu ideal de ensino, o papel do professor se assemelha ao do terapeuta e o do aluno ao do cliente. Isso quer dizer que a tarefa do professor é facilitar o aprendizado, que o aluno conduz a seu modo. 

1
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

O pensamento educacional de Carl Rogers está pautado na sua terapia centrada na pessoa, influenciada pelo humanismo e pela fenomenologia. De acordo com ela, podemos estimular as forças positivas de crescimento e desenvolvimento que encontram-se em todas as pessoas. Ensinar é uma tarefa importante, mas mais importante que o processo ensino-aprendizagem, é oferecer as condições adequadas, o que se denomina a Tríade Rogeriana. Em outras palavras, um ambiente convidativo, onde há uma aceitação positiva incondicional dos educandos, onde há empatia e onde há a congruência (mostrar sem fingimento o que se é). A abordagem Rogeriana não é um método de ensino, mas uma concepção educativa. Há muitas críticas a essa abordagem, pois não há regras de como o professor ensinará seus alunos, ficando a escolha metodológica a critério do próprio professor. Espera-se que a conduta do professor estimule o potencial de cada aluno, mas dentro de uma esfera afetiva onde não haja imposições ou muita rigidez, para não tolher a espontaneidade, a produção intelectual e a criatividade dos alunos, gerando ansiedade, perda de confiança e falta de credibilidade no seu potencial. A educação no modelo rogeriano lança ao estudante a responsabilidade pela própria educação, a capacidade de autogerenciamento do tempo, das atividades, dos hábitos de estudo e do ato de fazer as melhores escolhas. A proposta de Carl Rogers é que o ambiente escolar seja um espaço democrático , que gerem pessoas responsáveis e autônomas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais