Buscar

O fim da Guerra Fria encerrou um período caracterizado pela bipolarização entre o bloco capitalista e o socialista.

Explicite as modificações ocorridas, após o fim da Guerra Fria, em quatro países da Europa as quais alteraram o mapa político desse continente.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para essa questão serão necessários conhecimentos à respeito da geopolítica europeia após o fim da Guerra Fria.

---

Na Alemanha houve a reunificação do país, que estava separado politicamente e fisicamente desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a queda do muro de Berlim, a população que estava no lado socialista da cidade de Berlim pode ser reunificada com o lado capitalista e houve o fim da divisão do país em quatro regiões.

Na Iugoslávia houve o fortalecimento de movimentos de independência após o fim da bipolaridade e, após várias guerras e matanças nos processos de independência, foram criados sete países reconhecidos atualmente: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia e Eslovênia.

A Ucrânia conseguiu sua independência após o fim da Guerra Fria, porém sofre com a interferência russa até os dias atuais. Atualmente, o governo russo interferiu militarmente na Crimeia, região ucraniana de interesse russo e quer retorná-la ao seu território.

A Chechênia foi uma nação que declarou independência da Rússia após o fim da Guerra Fria. Primeiramente, conseguiu combater as tropas russas e retirá-las da região, contudo no final do século passado a Rússia reestabeleceu o controle da região.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais