Buscar

Qual a principal diferença entre Freud e Skinner?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabele Sieira

No Behaviorismo (Skinner) tem-se:

  • Behaviorismo é uma escola de pensamento que enfatiza a importância do comportamento.
  • Os behavioristas acreditam que o comportamento é aprendido e é uma resposta a estímulos externos.
  • Os behavioristas tem envolvimento extensivo em experimentos de laboratório para formar teorias como condicionamento clássico e operante.

Já na Psicanálise (Freud) apresenta:

  • A psicanálise, por outro lado, enfatiza a importância da mente humana, especialmente o papel do inconsciente.
  • Os psicanalistas acreditam que o inconsciente motiva o comportamento.
  • O significado dado a experiências em ambiente de laboratório é mínimo.

 

https://psicoativo.com/2016/09/diferencas-entre-psicanalise-e-behaviorismo.html

0
Dislike0
User badge image

Helio Zani

Oi, Ana.

A maior diferença entre Freud e Skinner e suas respectivas teorias é a epistemologia das mesmas(a forma como o conhecimento é construído)

Enquanto em Freud e na Psicanálise podemos observar o desenvolvimento de uma teoria dualista(onde existe uma dicotomia entre corpo/mente) que pressupõe a existência de uma estrutura psíquica regulada por normas próprias e que é responsável por influenciar o comportamento externo humano (o inconsciente), em Skinner e sua teoria Behaviorista observamos o monismo, uma construção pragmática do conhecimento que trata todos os fenômenos do comportamento humano como presentes em um único campo de existência, portanto no behaviorismo não vemos o conceito de mente e "inconsciente" é apenas um comportamento do qual o indivíduo não está ciente das contingências que o regulam(isto não torna o behaviorismo "menos subjetivo", ele apenas adota uma nova terminologia para explicar os mesmos fenômenos que a psicanálise de uma ótica diferente)

De forma bem resumida, a maior diferença entre a Psicanálise e o Behaviorismo é processo pelo qual a filosofia de cada uma das áreas do conhecimento foi criada. 

 

Espero ter ajudado :)

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

Frederick Skinner é um dos representantes do Comportamentalismo ou Behaviorismo. Ele é o idealizador do Behaviorismo Radical. Teve como influencias o behaviorista John Watson e o fisiologista Ivan Pavlov. O que alguns psicólogos explicam por modelos mentais, Skinner explica por modelos comportamentais. Em sua teoria sobre o condicionamento, o meio não estimula apenas o comportamento, mas o comportamento é regulado pelas consequências. Para comprovar sua teoria, realizou um experimento com animais de laboratório, conhecido como Gaiola de Skinner, descrevendo fenômenos experimentados durante a aprendizagem, o que denominou “condicionamento operante”, um dos conceitos-base de seu paradigma behaviorista.
Sigmund Freud é considerado o pai da Psicanálise. De acordo com sua teoria, não há descontinuidade na vida mental, nossos comportamentos são orientados por processos inconscientes e não somente pelos processos conscientes. Para ele, o inconsciente é parte menos exposta ao conhecimento do indivíduo, mas nela estão presentes as forças psíquicas, os elementos instintivos que não chegam a consciência, os conteúdos censurados ou reprimidos e os princípios determinantes da personalidade. A Psicanálise Freudiana é um tipo de abordagem psicológica no tratamento de transtornos emocionais, utilizando a associação livre, a análise de sonhos e a transferência como elementos básicos da terapia.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais