Buscar

Há procedência da exclusão do ICMS sobre a base de cálculo do PIS/COFINS?

Respostas

39 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

DINHA CHAVES

e

Em decorrência da tese firmada pelo STF, no “Tema 69 – Inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da COFINS”, de que o ICMS não compõe a base de cálculo para incidência do PIS e da Cofins, com origem no leading case RE 574.706, de relatoria da ministra Cármen Lúcia, abriu-se espaço para uma nova discussão: como operacionalizar então à exclusão deste ICMS da base de cálculo das contribuições para o PIS e para a Cofins, sob a ótica da decisão proferida, da possível (se viável) modulação dos efeitos, seus precedentes e interpretações derivadas?

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

Sim. A exclusão do ICMS sobre a base de cálculo do PIS e da Cofins foi motivo de debate durante muitos anos. Entretanto, em 2017 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela procedência da exclusão, no Recurso Extraordinário (RE) nº 574.706, nos seguintes termos:

 

Decisão: O Tribunal, por maioria e nos termos do voto da Relatora, Ministra Cármen Lúcia (Presidente), apreciando o tema 69 da repercussão geral, deu provimento ao recurso extraordinário e fixou a seguinte tese: "O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins". Vencidos os Ministros Edson Fachin, Roberto Barroso, Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Nesta assentada o Ministro Dias Toffoli aditou seu voto. Plenário, 15.3.2017.

Sendo assim, há procedência na exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina