Buscar

por que o manto é a camada que mais interfere nos fenômenos geológico da litosfera ?​

💡 4 Respostas

User badge image

Camila Sabino

por causa das movimentações que ocorrem no manto inferior e superior, alterando e influenciando nos fenomenos geologicos da litosfera

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

As camadas externas da Terra são divididas em litosfera e astenosfera. A divisão é baseada em diferenças nas propriedades mecânicas e no método de transferência de calor. A litosfera é mais fria e mais rígida, enquanto a astenosfera é mais quente e flui mais facilmente. Em termos de transferência de calor, a litosfera perde calor por condução, enquanto a astenosfera também transfere calor por convecção e tem um gradiente de temperatura quase adiabático.

Por sua vez, o manto situa-se a mais de 75 km de profundidade e caracteriza-se por ser constituido do magma terrestre, que está em estado de fusão numa temperatura de até 2000 °C. Com essas condições, tem-se o processo de tectonismo e vulcanismo.

O tectonismo, também chamado de diastrofismo, trata-se de um fenômeno que que está ligado ao movimento das placas tectônicas que estão situadas na camada mais externa da terra, chamada de litosfera. O tectonismo é motivado pelas forças do interior da Terra e auxilia na formação de relevo desse modo. Já o vulcanismo consiste em um fenômeno geológico natural estabelecido por meio de atividades vulcânicas que ocorrem através de atividades de alta pressão e temperatura no interior da Terra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais