Buscar

Quais as principais características da concepção histórico-social na antropologia filosófica e como ela se distingue das duas concepções (a

Quais as principais características da concepção histórico-social na antropologia filosófica e como ela se distingue das duas concepções (a essencialista e a naturalista)?

💡 3 Respostas

User badge image

Rejane Stormowski

A concepção Naturalista tange aos aspectos entre o homem e a natureza que recebeu uma grande influência da Teoria do Evolucionismo de Charlis Darwin. Nela, o ser humano é analisado a partir dos seus comportamentos patológicos, desejos, taras sexuais e comportamentos animalescos.

A concepção essencialista define que toda matéria possui uma essência, da qual ela não pode existir sem uma caracterísitica intrínseca.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

antiguidade, nas ideias dos antigos gregos, romanos e chineses, bem como na ciência islâmica medieval. Com o início da moderna taxonomia biológica no final do século XVII, duas ideias opostas influenciaram o pensamento biológico ocidental: o essencialismo, a crença de que toda espécie tem características essenciais que são inalteráveis, um conceito que se desenvolveu a partir da metafísica aristotélica medieval e que se encaixam bem com teologia natural; e o desenvolvimento da nova abordagem anti-aristotélica da ciência moderna : à medida que o Iluminismo progrediu, a cosmologia evolutiva e a filosofia mecânica se espalharam das ciências físicas para a história natural.

Os naturalistas começaram a se concentrar na variabilidade das espécies; o surgimento da paleontologia com o conceito de extinção minou ainda mais as visões estáticas da natureza. No início do século XIX, Jean-Baptiste Lamarck (1744 - 1829) propôs sua teoria da transmutação de espécies, a primeira teoria da evolução totalmente formada. Darwin baseou sua teoria na ideia de seleção natural: sintetizou uma ampla gama de evidências da pecuária, biogeografia, geologia, morfologia e embriologia.

Por sua vez, a Antropologia Filosófica tem como base, o estudo do homem em todas as suas principais dimensões e, nesse contexto, constitui uma ciência que estuda os costumes, as crenças, os hábitos e os aspectos bio-psico-sociais dos diferentes povos que habitavam ou que habitam o planeta. A ideia central da Antropologia é a cultura, tendo sentido de integrar todos os aspectos da vida humana, sendo seus valores construídos com base no conhecimento cultural de um determinado grupo e passado de geração em geração através de procedimentos educacionais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais