Buscar

O que é o movimento dos sem-terra?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (em Português , Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ), abreviado MST , é um movimento político-social brasileiro -inspired marxista de luta para a reforma agrária e justiça social .

Originou-se em oposição ao modelo de reforma agrária imposto pelo regime militar , principalmente na década de 1970 , que priorizava a colonização de terras em regiões remotas, com o objetivo de exportar excedentes populacionais e integração estratégica. Ao contrário deste modelo, o MST busca fundamentalmente a redistribuição de terras improdutivas.

O MST nasceu como um resultado da conjunção de diversos fatores socioeconômicos consequentes no período de 1970 - 85 : o processo de concentração de grandes extensões de terra, grandes propriedades detidas por pequenos grupos da sociedade, que fomentadas no Brasil grande aumento e empobrecimento da os pequenos agricultores; o processo de transição conservador da ditadura militar que encorajou os camponeses a se organizarem; o trabalho pastoral da Igreja Católica , em particular da Comissão Pastoral da Terra , em busca de transformações nas desigualdades sociais e, finalmente, de lutas isoladas pela terra que começariam a ocorrer em diferentes estados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais