Buscar

a glicose é melhor absorvida oral ou endovenosa e por que?

💡 6 Respostas

User badge image

Amanda Ruas

1) Se paciente estiver CONSCIENTE e ALIMENTANDO-SE (ORAL ou SNE ou gastrostomia):

Conduta: G50% 30 mL em água filtrada ou uma colher de sopa de açúcar (ou equivalente a 15 g de carboidrato de rápida absorção) em água filtrada por boca (ou SNE ou gastrostomia). Repetir glicemia capilar após 15 min. Repetir o processo se mantiver hipoglicemia.

2) Se paciente estiver INCONSCIENTE e COM ACESSO VENOSO PRÉVIO:

Conduta: Realizar G50% 40 mL por via endovenosa. Repetir glicemia capilar após 5 min e checar nível de consciência. Ao acordar, oferecer alimento (se possível). Se não recobrar o nível de consciência, repetir o processo.

3) Se paciente estiver INCONSCIENTE e SEM ACESSO VENOSO PRÉVIO:

Conduta: Glucagon 1 ampola por via intramuscular ou subcutânea. Repetir glicemia capilar após 15 minutos e checar nível de consciência. Ao acordar, oferecer alimento (se possível). Se não recobrar o nível de consciência, continuar tentativa de acesso venoso periférico para realização de G50%

0
Dislike0
User badge image

Érica Pereira

Ela é absorvida mais rapidamente na via endovenosa pois não precisa passar pelo estômago e intestino para ser absorvida. Ela já estará direto na corrente sanguínea. 

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Queiroz

É recomendado que houvesse um protocolo institucional de hipoglicemia nos hospitais.

Embora a solução hipertônica de glicose (soro glicosado a 25% ou a 50%) seja muito utilizada por muitos médicos na correção da hipoglicemia hospitalar, este não é o tratamento preconizado pelos consensos e diretrizes. A administração endovenosa de solução hipertônica de glicose não é isenta de riscos. A infusão de glicose endovenosa pode causar tromboses, flebites e efeitos neurotóxicos pela hiperglicemia. O extravasamento da solução de glicose hipertônica também pode ocorrer, levando a lesões em pele e/ou de partes moles, flebites, perda de membros e até há relatos de morte.

O InsulinAPP é um aplicativo brasileiro que foi desenvolvido por médicos endocrinologistas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP que auxilia no controle glicêmico hospitalar. Para o tratamento da hipoglicemia, ele se baseia nas recomendações de consensos de controle glicêmico hospitalar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais