Buscar

Explique fisiologia vegetal detalhadamente:

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Quando falamos de fisiologia vegetal, estamos nos referindo às funções e como os vegetais funcionam internamente. Logo, fazem parte dessa área de estudo, temas como sistema vascular, fotossíntese, respiração celular e regulação hormonal.

O sistema vascular dos vegetais é um sistema que permite à seiva e aos nutrientes acessarem todas as regiões da planta, não importando o seu tamanho, por meio de dois canais condutores chamados de xilema e floema.

Para que esse sistema funcione adequadamente, é necessário a utilização de energia que é obtida por meio da fotossíntese. Esse processo consiste da síntese de glicose, composto rico em energia, a partir dos componentes básicos água, gás carbônico e luz solar.

Tendo estoque de glicose, o vegetal consegue produzir energia na forma de ATP nas mitocôndrias presentes em suas células, assim como os animais também fazem esse processo. A esse processo é dado o nome de respiração celular.

Obviamente, para que esse sistema funcione de forma ordenada, faz-se necessário uma regulação hormonal eficiente. Para tanto, os vegetais dispõem de hormônios específicos que atuam como mensageiros químicos entre as células, sendo que as auxinas, as giberelinas e as citocininas são os principais grupos hormonais vegetais.

Portanto, a fisiologia vegetal compreende de um conjunto elaborado de processos tais como, sistema vascular, fotossíntese, respiração celular e regulação hormonal. O sistema vascular distribui nutrientes por toda a extensão do vegetal com a utilização de ATP, produzido na respiração celular, proveniente da glicose formada na fotossíntese. Finalmente, para controlar todos esses processos, os vegetais possuem um conjunto de hormônios especializados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais