Buscar

A atmosfera tem camadas bem definidas? Como se pode perceber a passagem de uma camada para outra?​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A atmosfera do nosso planeta apresenta várias camadas que são caracterizadas por constituições gasosas, temperaturas e pressões distintas. Essas camadas são, em ordem crescente de altitude, a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera.

Ao contrário do que vemos em ilustrações de livros, essas camadas não possuem um fronteira fixa que delimita onde termina e começa uma camada. Se pudéssemos subir até a última camada, iríamos perceber um decréscimo gradual da temperatura, da pressão e da disponibilidade de oxigênio.

Portanto, a atmosfera não apresenta camadas muito bem definidas em termos de altitude já que a transição entre elas não ocorre de forma abrupta. Por exemplo, se conseguíssemos voar por todas as camadas, iríamos perceber que a temperatura, a pressão e a disponibilidade de oxigênio vão mudando de forma gradual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais