Buscar

Descreva as contribuições que cada cientistas seguinte fez à teoria atômica:a) Daltonb) Thomsonc) Rutherford

Descreva as contribuições que cada cientistas seguinte fez à teoria atômica: a) Dalton b) Thomson c) Rutherford

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

  • O conceito do átomo já era discutido desde a Antiguidade Clássica, quando os gregos começaram a questionar qual seria a constituição da matéria, e se existiria uma parte indivisível da matéria.
  • Somente com o químico John Dalton é que houve o início do desenvolvimento do conhecimento atômico de fato, com a que é denominada teoria atômica de Dalton ou modelo da bola de bilhar (pois os átomos seriam esféricos e maciços), onde Dalton definia o átomo como a menor parte, maciça, indivisível e indestrutível da matéria.

    1. Joseph J. Thomson foi o descobridor do elétron, refutando assim a ideia de que o átomo seria indivisível. No modelo atômico proposto por Thomson o átomo ainda é uma esfera, embora não seja maciça, composta por partículas subatômicas, o elétron de carga negativa, e alguma outra de carga positiva, uma vez que toda matéria tem carga neutra. Seu modelo é denominado pudim de passas, onde a pudim representa o corpo do átomo e as passas seriam os elétrons.

    c) O terceiro mas não último modelo atômico, denominado modelo do sistema solar foi apresentado em 1911 por Ernest Rutherford. O experimento que estimulou a criação do modelo visava estudar as propriedades de emissões radioativa e ficou muito famoso pois demonstrou não só que os átomos eram constituídos de grandes espaços vazios, como também que seus núcleos eram carregados positivamente. No modelo então temos os prótons no núcleo, a parte com maior massa e mais densa e os elétrons orbitando o núcleo na que foi chamada eletrosfera.

    1
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

    User badge image

    Outros materiais