Buscar

Capitalismo monopolista e a divisão do mundo: alem de Portugal, que outras nações tinham interesses nas pesquisas realizadas? Por quê?​

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Durante o período pré-colonial (1500 - 1530) não havia real interesse de Portugal no Brasil, pois os portugueses estavam mais interessados em metais preciosos e no comércio de especiarias com as Índias. Portanto, durante um primeiro momento, focaram em proteger o território de invasões das outras nações, em expedições de reconhecimento pelo território e, finalmente, na busca da árvore que deu nome ao país, o pau-brasil.

Logo que os portugueses viram a primeira árvore de pau-brasil, eles ficaram encantados com a sua coloração parecida com a de uma brasa. Os índios até então empregavam a madeira dessa espécie para desenvolver arcos e flechas e para extraírem corante vermelho. Porém, os portugueses viram na árvore a possibilidade de lucros tanto com a exploração da madeira quanto com a do corante e assim o fizeram de forma indiscriminada até o ano de 1530, aproximadamente.

Nesse contexto, além do governo português, a Espanha e a França também possuíam enormes interesses na exploração do pau-brasil com o intuito de utilizar o produto para o tingimento de roupas e para a revenda à ricos comerciantes.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais