Buscar

Uma carga puntiforme com 8nC, é colocada em um ponto P do vácuo, fica sujeita a uma força elétrica de intensidade 0,4 N. O campo elétrico nesse ponto

Uma carga puntiforme com 8nC, é colocada em um ponto P do vácuo, fica sujeita a uma força elétrica de intensidade 0,4 N. O campo elétrico nesse ponto P tem intensidade de?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Temos uma carga elétrica puntiforme \(q=8\times10^{-9}\;C\) em meio a um campo elétrico situada em um ponto \(P\) do vácuo. Essa carga nesse caso fica sujeita então a uma força elétrica de intensidade \(F=0,4\;N\). Queremos saber a intensidade do campo elétrico no ponto onde essa carga se encontra.

A intensidade \(E\) do campo elétrico é dada pela seguinte fórmula: \(E=\dfrac{F}q\). Portanto, de acordo com o enunciado dado, temos que \(E=\dfrac{0,4}{8\times10^{-9}}=5\times10^{7}\;N/C\). Note que a intensidade do campo independe do meio em que ele se encontra.

Dessa maneira, a intensidade do campo elétrico nesse ponto é \(\boxed{E=5\times10^7\;N/C}\).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais