Buscar

O que caracteriza a alteração no padrão da marcha dos idosos?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucielle Vieira

A marcha depende de vários sistemas e estímulos, como: musculoesquelético, neurológico, cardiovascular, estímulos visuais, auditivos, sensoriais, vestibulares, motores e o equilíbrio. Sua função é através da locomoção promover: estabilidade, apoio, absorção de choques e conservação de energia.

A marcha ocorre por uma série de fases alternadas entre fases de apoio e balanço, onde os braços se movimentam em sentindo contrário às pernas para manter o equilíbrio. A fase de apoio se subdivide em 4 fases, sendo elas: resposta à carga, apoio intermediário, apoio terminal e pré-balanço. Sendo que nesse período há momentos de apoio unipodal e bipodal. A fase de balanço é subdividida em 3 etapas: balanço inicial, intermediário e terminal.

Algumas alterações ocorrem devido ao envelhecimento. Podemos pensar na modificação da postura ereta visando o alinhamento postural. As principais alterações manifestadas com o avanço da idade incluem aumento da curvatura cifótica da coluna torácica, diminuição da lordose lombar, aumento do ângulo de flexão do joelho, o deslocamento da articulação coxofemoral para trás e a inclinação do tronco para frente.

Quando falamos diretamente na marcha, as alterações são: velocidade reduzida, comprimento da passada e cadência diminuído, diminuição da altura do passo, aumento do tempo de duplo apoio, diminuição da amplitude de movimento nas articulações de quadril, joelho e tornozelo e diminuição da dissociação de cinturas.

Outros fatores que também podem alterar essa marcha são: perda de massa muscular, forçar muscular, encurtamentos musculares, rigidez e déficit de equilíbrio. Devido a essas alterações a pessoa idosa pode ficar mais dependente, necessitando assim de auxílio de outras pessoas ou de dispositivos auxiliares de marcha, apresentando mais instabilidade e queda. Estudos demonstram que as quedas estão relacionadas com alterações da marcha.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A marcha consiste no conjunto de movimentos corporais repetidos a cada passo que possuem o objetivo de locomoção. Apesar de ser aparentemente um movimento simples, a marcha requer coordenação entre um grande número de articulações corporais (sobretudo dos membros inferiores do corpo), além de vários sistemas e estímulos: musculoesquelético, neurológico, cardiovascular, estímulos visuais, auditivos, sensoriais, vestibulares, motores e o equilíbrio

Com o envelhecimento, é natural haver alterações na marcha, sendo as principais:

  • Velocidade reduzida;
  • Comprimento da passada;
  • Diminuição da altura do passo;
  • Aumento do tempo de duplo apoio;
  • - Diminuição da amplitude de movimento nas articulações de quadril, joelho e tornozelo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais