Logo Passei Direto
Buscar

Qual é a função dos gânglios?

User badge image
Miguel Toffol

há 6 anos

User badge image
Miguel Toffol

há 6 anos

Respostas

User badge image

anderson maicon

há 6 anos

Qual a função dos gânglios linfáticos e onde ficam

Os gânglios linfáticos são pequenas glândulas pertencentes ao sistema linfático, que estão espalhados pelo corpo e que são responsáveis por filtrar a linfa, recolhendo vírus, bactérias e outros organismos que podem provocar doenças. Uma vez nos gânglios linfáticos, esses micro-organismos são eliminados pelos linfócitos, que são células de defesa importantes do organismo.

Assim, os gânglios linfáticos são essenciais para o sistema imune de cada pessoa, ajudando a evitar ou combater infecções como gripes, amigdalites, otites ou resfriados. Em casos mais raros, a presença frequente de gânglios inflamados pode até ser sinal de câncer, especialmente linfoma ou leucemia.

Embora, na maioria do tempo, os gânglios não possam ser apalpados ou sentidos, quando estão combatendo uma infecção, aumentam de tamanho, ficando inchados e, nesses casos, podem ser sentidos perto da região onde está ocorrendo a infecção. Entenda o que pode levar à inflamação dos gânglios linfáticos.



Onde ficam os gânglios linfáticos

Os gânglios podem ser encontrados individualmente ou em grupo, espalhados por várias regiões do corpo. No entanto, a maior concentração destas glândulas acontece em locais como:

Pescoço: estão mais concentrados nas laterais do pescoço, ficando inchados quando existe garganta inflamada ou uma infecção em um dente, por exemplo;Clavícula: geralmente ficam aumentados devido a infecções nos pulmões, mamas ou pescoço;Axilas: quando inflamam podem ser sinal de uma infecção na mão ou no braço ou indicar problemas mais sérios como câncer de mama;Virilha: surgem inflamados quando há uma infecção na perna, no pé ou nos órgãos sexuais.

Quando algum destes grupos de gânglios está tentando combater uma infecção é comum sentir que o local fica dolorido, quente e com pequenos inchaços debaixo da pele.

A maior parte dos gânglios linfáticos inflamados desaparece após 3 ou 4 dias, quando a infecção fica curada, e, por isso, não são sinal de alarme. No entanto, se estiverem aumentados por mais de 1 semana é importante consultar um clínico geral porque podem indicar um problema mais sério, como câncer, que deve ser identificado precocemente e tratado

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0
User badge image

Miguel Toffol

há 6 anos

Muito obrigado, mas era a função dos gânglios nervosos!!????

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

há 6 anos

Primeiramente faz-se importante ressaltar que os neurônios são células especializadas em captar e transmitir impulsos nervosos. Essas células recebem os impulsos através do seu corpo celular e várias extensões, os dendritos.

Os gânglios nervosos, também chamados de gânglios espinhais, tratam-se de aglomerados de corpos celulares de neurônios que situam-se fora do sistema nervoso central, aparecendo como pequenas dilatações em certos nervos e recebendo o nome popular de "íngua".

Os gânglios, juntamente com os nervos, possuem a função de conectar o sistema nervoso central à diversas estruturas corporais do corpo humano. Vale ressaltar ainda que os gânglios e os nervos são as principais estruturas quem formam o sistema nervoso periférico.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina