Buscar

Qual a abordagem teorica de pichon-riveire

💡 3 Respostas

User badge image

rafaela santos

Psicanálise 

0
Dislike0
User badge image

Tati CA

Ele era médico psiquiatra e sua prática esteve basicamente norteada pela psicanálise e pela psicologia social, sendo ele o fundador tanto da Escola Psicanalítica Argentina (1940) como do Instituto Argentino de Estudos Sociais (1953).

0
Dislike0
User badge image

Inglês com Carol Rezende

A psicanálise tradicionalmente constitui o sujeito como objeto principal de intervenção, ao tratar o sofrimento psíquico “localizado” naquele que está disposto a se apresentar ao tratamento. Por outro lado, o psiquiatra suíço Rivière traz uma mudança de percepção ao propor um olhar duplo a respeito dos grupos e dos sujeitos. Em sua abordagem teórica, Pichon propõe pensarmos sempre em dois eixos: vertical e horizontal. O eixo vertical diz respeito a todo elemento do grupo (tais como, história e processos psíquicos internos) ainda que sejam diferentes dos demais do conjunto, enquanto o eixo horizontal se refere ao grupo em sua totalidade. Pichon-Rivière se interessava em trabalhar com grupos ao perceber a influência que o grupo familiar tinha em seus pacientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais