Buscar

(Ufrrj 2005) Leia o texto e responda.A divisão do mundo em Estados Nacionais, com fronteiras, moedas ealfândegas, cria barreiras para a livre circulaç

(Ufrrj 2005) Leia o texto e responda. A divisão do mundo em Estados Nacionais, com fronteiras, moedas e alfândegas, cria barreiras para a livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas. Embora não seja recente, a tendência de regionalização do mundo em blocos econômicos acentuou-se no início da década de 1990, coincidindo com o fim da Guerra fria e a emergência da globalização. Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. "Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 360. Tendo em vista que o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um dos blocos econômicos regionais, cite: a) 3 (três) países que fazem parte desse bloco. b) 2 (duas) características que o diferenciam dos demais blocos econômicos.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O Mercado comum do sul, também conhecido como Mercosul, é um bloco econômico fundado em 1991, por meio do tratado de Assunção. Já possui uma área de livre comércio e uma união aduaneira.

a)

Esse bloco possui cinco membros oficiais, sendo três desses membros: Brasil, Argentina e Uruguai. Além, do Paraguai e Venezuela, que está suspensa até o momento. Além disso, a Bolívia aguarda autorização dos integrantes do grupo para ingressar no bloco econômico.

b)

O Mercosul ainda não possui um mercado comum e uma união econômica e monetária, essas duas características já estão implementadas pela União Europeia, por exemplo.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais