Buscar

Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais no plano, considere duas retas r e s. A reta r passa pelos pontos A(1,0) e B(-1,2), e a reta s

Em um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais no plano, considere duas retas r e s. A reta r passa pelos pontos A(1,0) e B(-1,2), e a reta s passa pelo ponto C(2,-1) e tem coeficiente angular (-1/2). a) Encontre o coeficiente angular da reta R. b) Encontre a interseção da reta P das retas r e s. c) Encontre a equação da reta T que passa por A e é paralela à reta s.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

(a) O coeficiente angular de uma reta passando por dois pontos \((x_1,y_1)\) e \(x_2,y_2\) é dado por \(m=\dfrac{y_2-y_1}{x_2-x1}\). No caso de \(r\), temos os pontos \((1,0)\) e \((-1,2)\), logo \(m=\dfrac{2-0}{-1-1}\). O coeficiente angular de \(r\) é, então, \(\boxed{m=-1}\).

(b) Vamos encontrar a equação dessas duas retas.

Temos \(s: y=-\dfrac12x+b\). Como \(s\) passa por \((2,-1)\), podemos escrever \(-1=-\dfrac12(2)+b\). Logo, \(b=0\) e \(s: y=-\dfrac12x\).

Temos \(r: y=-x+b\). Como \(r\) passa por \((1,0)\), podemos escrever \(0=-1+b\). Logo, \(b=1\) e \(r: y=-x+1\).

Para achar o ponto \(P=(x_0,y_0)\) de intersecção, resolvemos o sistema:


\[\left\{\begin{array}{c} y+x-1=0\\2y+x=0\end{array}\right.\]

Cujo resultado é o ponto \(\boxed{P=(2,-1)}\).

(c) Se \(t\) é paralela a \(s\), o seu coeficiente angular é o mesmo, ou seja \(m=-\dfrac12\). Além disso, \(t\) passa por \(A=(1,0)\). Fazemos então \(t: y=-\dfrac12x+b\) no ponto \(A\), \(t: 0=-\dfrac12(1)+b\Rightarrow b=\dfrac12\). Portanto, \(\boxed{t: y=-\dfrac12x+\dfrac12}\).

16
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais