Buscar

3)(Adaptado de VUNESP-2006) Leia a letra do samba enredo da Escola de Samba Vila Isabel, relativa ao Carnaval de 2006, Soy loco por ti, América — A

3) (Adaptado de VUNESP-2006) Leia a letra do samba enredo da Escola de Samba Vila Isabel, relativa ao Carnaval de 2006, Soy loco por ti, América — A Vila canta a latinidade, composto por André Diniz, Serginho 20, Carlinhos do Peixe e Carlinhos Petisco. Sangue caliente corre na veia É noite no Império do Sol A Vila Isabel semeia Sua poesia em portunhol E vai... buscar num vôo à imensidão Dourados frutos da ambição Tropical por natureza Fez brotar a miscigenação Soy loco por ti, América Louco por teus sabores Fartura que impera, mestiça Mãe Terra Da integração das cores Nas densas florestas de cultura Do sombrero ao chimarrão Sendo firme sem perder la ternura E o amor por este chão Em límpidas águas, a clareza Liberdade a construir Apagando fronteiras, desenhando Igualdade por aqui Arriba , Vila!!! Forte e unida Feito o sonho do Libertador A essência latina é a luz de Bolívar Que brilha num mosaico multicor Para bailar La Bamba , cair no samba Latino-americano som No compasso da felicidade Irá pulsar mi corazón A partir das referências a América Hispânica na canção, podemos afirmar que: Alternativas: a) a diversidade dos territórios e pequenos elementos de diferentes culturas latino-americanas compõem um quadro pan-americanista na canção – com a exclusão dos EUA e do Canadá. b) a noção de uma latinidade é reafirmada como algo superior a cultura anglo-saxã tal como se dava no discurso dos líderes nacionalistas do século XIX, como Sarmiento. c) a homogeneização dos territórios e das culturas latino-americanas são reproduzidas na canção, desconsiderando a fragmentação dos Estados Nacionais durante o século XIX e XX em todo o continente. d) a canção reafirma noções populistas sobre a América típicas dos regimes nacionalistas, como o de Perón e o de Cárdenas. e) trechos como Que brilha num mosaico multicor reafirmam os valores da mestiçagem como aquela pregada pela política argentina do século XIX.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O exercício é respondido por meio da alternativa representada pela letra A, isto é, de acordo com referências a América Hispânica na canção, podemos afirmar que "a diversidade dos territórios e pequenos elementos de diferentes culturas latino-americanas compõem um quadro pan-americanista na canção – com a exclusão dos EUA e do Canadá", pois em conformidade com a canção podemos notar esses traços/características que são presentes em solo americano.

Dessa maneira, de acordo com as informações acima, podemos afirmar que a alternativa indicada pela letra A responde, corretamente, a questão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais