Buscar

três características do socialismo

💡 3 Respostas

User badge image

Julia Silva

Intervenção do Estado
O Estado intervém de maneira permanente e eficiente na realização das atividades econômicas e sociais e controla os preços e os salários dos trabalhadores. A intervenção do Estado é importante para garantir a igualdade de oportunidades e meios de produção para todos os cidadãos.

Distribuição equilibrada de renda
Distribuição de renda significa que tudo o que é produzido pela sociedade deve ser igualmente distribuído entre todas as pessoas. O lucro da produção é controlado pelo Estado e dividido entre os trabalhadores.
O principal objetivo da distribuição de renda controlada pelo Estado é eliminar as desigualdades que existem em razão da grande diferença de poder econômico entre classes sociais.

Socialização dos meios de produção
Toda a estrutura produtiva de terras, empresas e máquinas é propriedade coletiva, de cooperativas ou empresas públicas. Essa estrutura é administrada pelo Estado, assim como todo o processo de produção de bens e serviços.
Todas as riquezas e valores que sejam resultado da produção socializada devem ser igualmente divididos entre os cidadãos ou investidos em benefício da sociedade. Assim, no socialismo não existe a propriedade privada.


1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O socialismo é uma vertente que vai contra os princípios do capitalismo, idealizado por Karl Marx e marcado principalmente na época da Guerra Fria, a qual foi causada por um movimento do capitalismo para impedir a sua dispersão.

O socialismo é caracterizado pela igualdade entre os indivíduos da sociedade, sem a existência de propriedade privada e controle do governo, o qual é o provedor de tudo que a sociedade necessita para se desenvolver.

Portanto, podemos citar como três características do socialismo inexistência de propriedade privada, controle total do governo e igualdade entre os indivíduos da sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais