A maior rede de estudos do Brasil

A NORMA PENAL EM BRANCO HETEROGÊNEA FERE O PRINCIPIO DA LEGALIDADE?

Direito Penal I

Pitágoras


4 resposta(s)

User badge image

CICENA Carv

Há mais de um mês

Luciano Vieiralves Schiappacassa. ... Um segundo entendimento, amplamente majoritário, é no sentido de que não há ofensa alguma ao princípio da legalidade quando a norma penal em branco prevê aquilo que se denomina núcleo essencial da conduta.
User badge image

Estudante PD

Há mais de um mês

A norma penal em branco é aquela em que o tipo não descreve completamente o ato criminoso, sendo que, é preciso a complementação de outra norma para que haja a aplicação do tipo penal.

A norma penal em branco divide-se em homogênea e heterogênea. A primeira é aquela em que a fonte produtora da norma é a mesma que fez o tipo penal que será integrado. Por  exemplo, o crime de  Induzimento a erro essencial e ocultação de impedimento que tem como tipo  "Contrair casamento, induzindo em erro essencial o outro contraente, ou ocultando-lhe impedimento que não seja casamento anterior" precisa da norma integradora existente no Código Civil feito pela mesma fonte legislativa (Congresso Nacional), pois, caso contrário, não seria possível a aplicação desse tipo penal sem saber o que é um impedimento ou um erro essencial.

 

A norma penal em branco heterogênea é aquela em que a norma utilizada para integrar o tipo penal foi feita por uma fonte legiferante diferente. Por exemplo, o crime de tráfico de drogas (lei produzida pelo Congresso Nacional) que para haver a tipicidade deve ter a integração com a portaria 344 de 1998 da  Secretaria da Vigilância Sanitária (norma feita pelo Poder Executivo).

Há autores que aduzem que a norma penal em branco fere o princípio da legalidade, mas a doutrina majoritária menciona que não há essa violação. 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes