Buscar

A revolucao de 1924 movimento tenentista relacionou-se ?

Respostas

User badge image

Profº Lucas

"O tenentismo foi um movimento que ganhou força entre militares de média e baixa patente durante os últimos anos da República Velha. No momento em que surgiu o levante dos militares, a inconformidade das classes médias urbanas contra os desmandos e o conservadorismo presentes na cultura política do país se expressava. Ao mesmo tempo, o tenentismo era mais uma clara evidência do processo de diluição da hegemonia dos grupos políticos vinculados ao meio rural brasileiro."  - Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tenentismo.htm

Então, você percebe que foi um movimento que tinha como ideal principal romper com a política aplicada na primeira república brasileira. Pois, nesse período, ocorria compra de votos, fraude nas urnas, não existia o sufrágio universal (direito de voto a todos). O tenentismo era um movimento que tinha uma relação forte com as políticas republicanas liberais - claro que alguns oficiais defendia um poder centralizador e forte, mas não era o objetivo principal do movimento.

O contexto é muito simples. Com a da monarquia de Dom Pedro II, havia um relativa liberdade. O próprio imperador permitia críticas a ele, ao sistema, permitia propaganda republicana. Mas, com a queda do governo pelo militares de 1889, o novo governo iniciou com um forte repressão - tendo como exemplo a prisão de vários intelectuais que criticaram o regime.

Daí o movimento surge contra uma boa parte das políticas aplicadas nessa época.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Revolução Paulista de 1924 consistiu no maior conflito armado que aconteceu em São Paulo, tendo uma duração de 23 dias liderada pelo General Isidoro Dias Lopes. Tal revolução é encarada como a segunda revolta tenentista após o evento da Revolta da Forte de Copacabana, que aconteceu no ano de 1922.

Dentre as principais causas da Revolução Paulista de 1924, cita-se o desgaste político do governo das oligarquias que tinha como presidente do momento Artur Bernardes, a forte oposição dos tenentes ao sistema de governo da época que favorecia a elite agrária, o questionamento dos tenentes com relação à fraudes eleitorais e problemas de corrução e a defesa também por parte dos tenentes de uma valorização e reestruturação do Exército Brasileiro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina