A maior rede de estudos do Brasil

contexto histórico e filosófico da educação

A maioria das questões filosoficamente interessantes, e que ainda perduram em praticamente todas as sociedades humanas, foram abordadas em uma das primeiras obras-primas da tradição intelectual ocidental - a República de Platão. O filósofo A. Whitehead em algum lugar observou que a história da filosofia ocidental é uma série de notas de rodapé de Platão. Estudar, portanto, contextos e fundamentos filosóficos da educação em uma graduação voltada à Educação é importante, pois nos remete aos questionamentos mais elementares e universais da nossa realidade e condição humana. Sobre o papel da Filosofia na educação, analise as afirmativas a seguir:

I- Como ciência, tem sua origem vinculada a acontecimentos que marcaram o século XIX, mais especificamente a Revolução Industrial, que instaura novas formas de organização da vida social a partir da constituição da sociedade capitalista. 
II- Há vários sistemas filosóficos que reúnem crenças sobre a natureza da realidade e que ao serem adotadas por um educador influenciam em seu pensamento e prática pedagógica, por isso a necessidade de reflexão sobre tais fundamentos.
III- Cabe à filosofia, entre outras coisas, examinar a concepção de homem que orienta a ação pedagógica, para que não se eduque a partir da noção abstrata de 'criança em si', de 'homem em si'. 
IV- Contribui para que as problemáticas educacionais sejam analisadas a partir de uma reflexão que se apresenta como conjuntural, de modo que sejam buscadas ideias prontas, fixas, determinadas por antecedência. 
 


1 resposta(s)

User badge image

Tylara Auad

Há mais de um mês

qual a resposta?

qual a resposta?

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes