Buscar

filosofia

Segundo a tradição, Sócrates não deixou nenhum escrito e grande parte do que sabemos sobre ele e seu pensamento é a partir dos escritos de Platão, seu discípulo. Tendo aprendido com o mestre que é possível alcançar o conhecimento verdadeiro, Platão desenvolve uma teoria do conhecimento, mostrando o caminho que nossa inteligência precisa percorrer para encontrar a verdade. Tendo por base o que foi estudado sobre Platão, marque o que está correto:


A) Para Platão, a realidade em que vivemos tem duas ordens: as ideias e as coisas. Ambas estão interligadas e são indispensáveis para o homem conhecer a verdade, uma vez que o mundo das ideais e o mundo das coisas participam do mesmo grau de perfeição e sensibilidade.
B) Na teoria do conhecimento platônica, o homem alcança o conhecimento verdadeiro quando se utiliza de seus sentidos e observa com atenção o mundo das coisas que o rodeia.
C) Ainda segundo o pensamento de Platão, o mundo sensível é alcançado pela dialética, que faz o homem perceber a hierarquia que existe nas manifestações dos seres da natureza.
D) As coisas nos remetem a tudo aquilo que podemos perceber pelos sentidos, o que nos leva ao conhecimento do mundo dos conceitos imutáveis e eternos.
E) Na concepção platônica, as ideias são seres perfeitos, que existem por si mesmos desde sempre e para sempre, habitando o mundo das ideias.

Respostas

625 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Andre Smaira

Platão viveu entre 427 e 347 a. C. e foi um filósofo e discípulo de Sócrates. Ele sempre se baseou no princípio de seus alunos deveriam aprender a criticar e pensar sobre si mesmos. Para eles, as pessoas têm os pensamentos por meio do mundo sensível (mundo material), onde as pessoas são enganadas pelos sentidos, também existe o pensamento racional onde o ser humano é levado pela razão e atinge o mundo das ideias.

Tratando mais especificamente de de sua Teoria das ideias (pela qual se destacou), Platão, a grosso modo, divide a realidade em dois mundos: o mundo das ideias, no qual estariam as “referências” para tudo que existe, e o mundo sensível, aquele a que temos acesso por meio dos nossos sentidos, no qual tudo que existe nada mais é que uma cópia de um elemento do mundo das ideias.

Seu nome ganha destaque também pelo Mito da Caverna. O Mito da Caverna consiste em uma metáfora elaborado por Platão, importante filósofo grego. Em suma, trata-se de uma analogia para explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos e o esforço que é preciso para alcançar o verdadeiro mundo real, fundamento da razão.

Tendo isso em vista, conclui-se que a alternativa A) está correta.

1
Dislike0
User badge image

Bruna Larissa

buceta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina