Buscar

(Ufmg 2001) Um palito de fósforo não se acende, espontaneamente, enquanto está guardado. Porém basta um ligeiro atrito com uma superfície áspera para

(Ufmg 2001) Um palito de fósforo não se acende, espontaneamente, enquanto está guardado. Porém basta um ligeiro atrito com uma superfície áspera para que ele, imediatamente, entre em combustão, com emissão de luz e calor. Considerando-se essas observações, é CORRETO afirmar que a reação a) é endotérmica e tem energia de ativação maior que a energia fornecida pelo atrito. b) é endotérmica e tem energia de ativação menor que a energia fornecida pelo atrito. c) é exotérmica e tem energia de ativação maior que a energia fornecida pelo atrito. d) é exotérmica e tem energia de ativação menor que a energia fornecida pelo atrito.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Na Química, as transformações/reações químicas envolvem rupturas ou formações de ligações. Nesse contexto, a energia necessária para a a ruptura ou formação das ligações é o calor.

Nesse contexto, diz-se que uma reação é endotérmica quando a a entalpia dos produtos é superior a entalpia dos reagentes, pois há uma absorção de calor na reação. Analogamente, tem-se uma reação exotérmica quando a energia dos reagentes é maior que a energia dos produtos, pois há uma liberação de calor na reação.

Portanto, a reação do problema é exotérmica, visto que há uma liberação de calor e, tem-se ainda que a energia de ativação é inferior a energia fornecida pelo atrito. Desse modo, a alternativa d) está correta.

1
Dislike0
User badge image

Bárbara Rispoli

ALTERNATIVA d)

É exotérmica porque pode liberar calor, como ocorre em toda combustão.

0
Dislike0
User badge image

Eduarda Carvalho

É exotérmica e tem energia de ativação menor que a energia fornecida pelo atrito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais