Buscar

(Vunesp 2001) Duas fitas idênticas de magnésio metálico são colocadas, separadamente, em dois recipientes. No primeiro recipiente adicionou-se solução

(Vunesp 2001) Duas fitas idênticas de magnésio metálico são colocadas, separadamente, em dois recipientes. No primeiro recipiente adicionou-se solução aquosa de HCl e, no segundo, solução aquosa de CH3COOH, ambas de concentração 0,1mol/L. Foram feitas as seguintes afirmações: I - As reações se completarão ao mesmo tempo nos dois recipientes, uma vez que os ácidos estão presentes na mesma concentração. II - O magnésio metálico é o agente oxidante nos dois casos. III - Um dos produtos formados em ambos os casos é o hidrogênio molecular. IV - As velocidades das reações serão afetadas se as fitas de magnésio forem substituídas por igual quantidade deste metal finamente dividido. São verdadeiras as afirmações: a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) II, III e IV, apenas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Uma reação química , também chamada de alteração química ou fenômeno químico , é qualquer processo termodinâmico no qual duas ou mais substâncias (chamadas reagentes ou reagentes ) são transformadas, alterando sua estrutura molecular e suas ligações em outras substâncias chamadas produtos.

Os reagentes podem ser elementos ou compostos . Um exemplo de reação química é a formação de óxido de ferro produzido pela reação de oxigênio no ar com ferronaturalmente, ou uma fita de magnésio quando colocada em uma chama se torna óxido de magnésio , como um exemplo de reação induzida.

I- Afirmativa falsa devido ao fato de que, por mais que as concentrações sejam iguais, o ácido clorídrico (HCl) é um ácido forte, enquanto o ácido acético (CH3COOH) é fraco. Portanto, mais rápida a reação com HCl.

A afirmativa é falsa pois o magnésio oxida, e consequentemente é o agente redutor. Verdadeira, pois nesse caso a reação de um ácido e um metal tem como produtos o hidrogênio e um sal do metal. A afirmativa é verdadeira, pois amedida que a superfície de contato aumenta, mais rapidamente ocorre a reação.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais