Buscar

17) A construção de uma fronteira política é algo que jamais será estático. A cada década que passa, observamos que as fronteiras das nações movem-se

17) A construção de uma fronteira política é algo que jamais será estático. A cada década que passa, observamos que as fronteiras das nações movem-se quase da mesma forma que as partículas de areia ao vento. O Vietnã se unificou, a Alemanha se dividiu para em seguida se unir, a Iugoslávia se esmigalhou, o Curdistão desapareceu. Enfim, a dança das fronteiras parece ser interminável. Para não deixar o final do século passar em branco, as Coréias se apresentam hoje como os novos protagonistas do espetáculo. Como fator importante dos conflitos da Coréia, podemos destacar: a) As medidas tomadas pelo governo norte com o objetivo de unificar o país são constantemente barrados pelo ocidente, já que o governo dos Estados Unidos não abrem mão da economia de mercado. b) A divisão do país no paralelo 38º comprova a importância da ONU para resolver determinadas questões políticas do mundo e justifica o confronto da Guerra Fria promovida pelos Estados Unidos e pela ex – União Soviética. c) O marco principal de unificação do país repousa no abismo sócio-econômico existente entre as duas nações, cujos modelos econômicos promoveram a igualdade no norte e a pobreza no sul. d) Ao abrir mão das sanções econômicas impostas às Coréias, o presidente Bill Clinton ampliou os canais de negociação deixando claro que, num curto espaço de tempo, poderá existir apenas uma Coréia. e) A postura emblemática dos governantes do norte se converte num grande trunfo para eliminar a ditadura do comunismo, imposta ao sul, e sentenciar o país à unificação e à democracia.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Com o fim da Segunda Guerra Mundial as duas Coreias se separaram em Coreia do Sul e Coreia do Norte tendo como principal motivo para a ocorrência do fato a própria guerra, jpa que ao seu final o norte ficou sob comando da URSS e a parte sul ficou sob comando dos estadunidenses. Assim, novos governos foram instaurados e com a guerra fria os objetivos e tipos de governos das duas Coreias se modificaram e se distinguiram drasticamente, seguindo as potências que as comandavam. Desde então, há a possibilidade de reunificação, mas esta possibilidade encontra barreiras como as diferenças grandes em termos políticos e em termos econômicos, além da divergência de como está a economia destes países, questões culturais e ideológicas.

Por isso, a alternativa que melhor responde esta questão é a letra a). A Coreia do Norte, adepta que um comunismo e pouco aberta ao capitalismo e ao livre mercado pensa que para uma unificação é necessário que a Coreia do Sul aceite um mercado fechado e protecionista, o que não é aceito pelos EUA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais