Buscar

Dê dois exemplos de animais metamerizados pertencentes a filos distintos.

Respostas

User badge image

Andre Smaira

O metamerismo é uma tendência evolutiva típico dos grandes linhagens de eucelomado, caracterizado por subdivisão de série do corpo ou de suas partes ao longo do seu comprimento de uma série de elementos em série, cada um dos quais podem ser referidas, dependendo do contexto e a parte do segmento, metâmero, mesômero ou somita. O desenvolvimento é regulado por seqüências de DNA específicas que direcionam os genes envolvidos na regulação de procedimentos de desenvolvimento ou morfogênese em seres vivos.

Em muitos Annelídeos e Artrópodes, o metamerismo é evidente, porque os metâmeros são demarcados por sulcos externos que circundam o corpo. Internamente, partes dos principais sistemas e aparelhos orgânicos são repetidas em cada metâmero. Nos moluscos, que se separaram cedo dos dois filos mencionados, os resíduos de metâmeros são encontrados em classes bastante primitivas, como os poliplacóforos e os monoplacóforos, enquanto nos tipos mais avançados não restam resíduos visíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina