Buscar

(MACKENZIE) – Em sua obra Cultura e Opulência do Brasil porsuas Drogas e Minas, publicada em 1711, o jesuíta Antonil escreveu: “Osescravos são as mãos

(MACKENZIE) – Em sua obra Cultura e Opulência do Brasil por suas Drogas e Minas, publicada em 1711, o jesuíta Antonil escreveu: “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles não é possível conservar ou aumentar fazenda, nem ter engenho corrente.” Sobre o trabalho dos escravos negros e a resistência destes à escra - vidão, é correto afirmar que a) os negros constituíam uma minoria nas fazendas, pois os índios e os trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations canavieiras. b) o engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção, apesar da ocorrência frequente de suicídios, assim como de fugas para a formação de quilombos. c) os negros foram utilizados como mão de obra somente na economia açucareira, não participando das atividades mineradoras nem da pecuária. d) a escravidão no Brasil se caracterizou pela grande tolerância, pela intensa mestiçagem e pelas oportunidades de ascensão social após a Abolição. e) o negro, diferentemente do indígena — tido como insubmisso — era considerado um trabalhador dócil, resignado e mais apropriado para o trabalho escravo.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Durante a era do comércio atlântico de escravos , o Brasil recebeu mais escravos africanos do que qualquer outro país. Estima-se que 4,9 milhões de escravos da África foram trazidos para o Brasil durante o período de 1501 a 1866. Até o início da década de 1850, a maioria dos africanos escravizados que chegavam às praias brasileiras era forçada a embarcar nos portos da África Ocidental Central, especialmente em Luanda (atualmente -dia Angola ).

O trabalho escravo foi a força motriz do crescimento da economia açucareira no Brasil, e o açúcar foi a principal exportação da colônia de 1600 a 1650. Depósitos de ouro e diamantes foram descobertos no Brasil em 1690, o que provocou um aumento na importação de alimentos africanos. escravos para alimentar essa mineração recém-lucrativa. Os sistemas de transporte foram desenvolvidos para a infraestrutura de mineração e a população cresceu de imigrantes que procuravam participar da mineração de ouro e diamantes.

A demanda por escravos africanos não diminuiu após o declínio da indústria de mineração na segunda metade do século XVIII. A criação de gado e a produção de alimentos proliferaram após o crescimento da população, que dependia fortemente do trabalho escravo. 1,7 milhão de escravos foram importados para o Brasil da África entre 1700 e 1800, e a ascensão do café na década de 1830 atraiu ainda mais a expansão do comércio de escravos.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais