Buscar

O Egito é uma dádiva do Nilo. Durantes séculos essa frase do grego Heródoto serviu como síntese para explicar a grandeza e opulência do primeiro gr...

O Egito é uma dádiva do Nilo. Durantes séculos essa frase do grego Heródoto serviu como síntese para explicar a grandeza e opulência do primeiro grande império centralizado no mundo. Porém, no segunda metade do século passado os egiptólogos discordavam da relação de causa e efeito provocada pela frase. Isso deve-se ao fato do Egito ter se formado a partir da expansão do império romano pelo Mediterrâneo: sendo assim, o Nilo só servia para a agricultura e uso da água para beber. à omissão de Heródoto quanto à importância do rio Níger para o comércio transaariano que os egípcios faziam com os povos ocidentais da África. ao fato que colocar o Egito como protagonista o viajante grego acabou por ocultar as obras e grandiosidades de povos como os dos Impérios de Gana, Mali e Songhai, também banhados pelo Nilo ao problema de Heródoto não ter conhecido as terras mais ao sul do Egito, o Sudão, aonde encontraria povos mais adiantados quanto centralização e obras púlbicas, independente de terem acesso ao Nilo. ao fato do etnocentrismo de Heródoto não dar crédito que o povo egípcio conseguiu dominar o Nilo, suas enchentes, suas estiagens, com obras que requeriam grande planejamento e que fizeram do Egito um império que fosse mais vistoso que o mundo helênico. Explicação: A construção da frase de Heródoto acaba por dar ao Nilo um protagonismo para a constituição da grande civilização que foi o Egito Antigo. Porém, o Nilo não era só uma dádiva, um presente. Ele ao encher destruía habitações, pastos, moradia e matava pessoas. Os egípcios de forma paciente e com o uso de mecanismos racionais de observação e experimentação o domaram como se domaria um animal selvagem. Esse domínio proporcionou uma otimização do Nilo para as demandas egípcias, como armazenamento de água, fonte para a agricultura e uso de transportes.


Essa pergunta também está no material:

OS HERDEIROS DE ODUDUA(EGITO E NUBIA)
1 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de texto em sua pergunta, mas não fez uma pergunta específica. Por favor, reformule sua pergunta para que eu possa ajudá-lo de forma direta e objetiva.

0
Dislike0
User badge image

charlesouverney

Ao fato do etnocentrismo de Heródoto não dar crédito que o povo egípcio conseguiu dominar o Nilo, suas enchentes, suas estiagens, como obras que requeriam grande planejamento e que fizeram do Egito um império que fosse mais vistoso que o mundo Helênio.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais