Buscar

3- Sobre o período denominado "Guerra Fria", da segunda metade do século XX até a Queda do Muro de Berlim, em 1989, é corretoafirmar que:a) Destacou

3- Sobre o período denominado "Guerra Fria", da segunda metade do século XX até a Queda do Muro de Berlim, em 1989, é correto afirmar que: a) Destacou-se como período de tensão entre duas potências, os EUA e a China democrática, na disputa pelo controle da economia mundial. b) Desencadeou a descolonização de países na África, Ásia e América, até então domínio dos impérios europeus. c) Caracterizou-se pela bipolaridade nas relações internacionais com a hegemonia de sistemas antagônicos - o capitalista dos EUA e o comunista da URSS. d) Deu-se sob o signo do terrorismo das armas nucleares, monopólio da URSS contra os países do Leste europeu, com vistas à expansão e conquista da Europa ocidental. e) Foi marcado pelo papel da União Européia em oposição à política externa dos EUA no Oriente Médio, sob a égide do terrorismo internacional.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Guerra Fria foi um período de tensão geopolítica entre a União Soviética com seus estados satélites e os Estados Unidos com seus aliados ( Bloco Ocidental ) após a Segunda Guerra Mundial . A historiografia do conflito começou entre 1946 e 1947 (a introdução da Doutrina Truman) A Guerra Fria começou a diminuir depois das revoluções de 1989.

O colapso da URSS em 1991 (quando as repúblicas protoestatais da União Soviética declararam independência) foi o fim da Guerra Fria. O termo " frio " é usado porque não houve combates em larga escala diretamente entre os dois lados, mas cada um apoiou grandes conflitos regionais conhecidos como guerras por procuração . O conflito dividiu a aliança temporária de guerra contra a Alemanha nazista e seus aliados, deixando a URSS e os EUA como duas superpotências com profundas diferenças econômicas e políticas.

O Ocidente capitalista era liderado pelos Estados Unidos, uma república federal com um sistema presidencial de dois partidos , bem como por outras nações do Primeiro Mundo do Bloco Ocidental que eram geralmente democráticas liberais com imprensa livre e organizações independentes, mas eram economicamente e politicamente entrelaçados com uma rede de repúblicas de bananas e outros regimes autoritários, a maioria das quais eram as ex-colônias do Bloco Ocidental.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

7
Dislike0
User badge image

Josianny Batista

Letra (a)
1
Dislike0
User badge image

Ana Silva

jjj

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais