Buscar

Os equinodermos são animais marinhos que apresentam, em sua maioria, simetria radial.a) Como funciona o sistema ambulacrário das estrelas-do-mar? Para

Os equinodermos são animais marinhos que apresentam, em sua maioria, simetria radial. a) Como funciona o sistema ambulacrário das estrelas-do-mar? Para que servem? b) Compare o esqueleto dos equinodermos com o dos artrópodes, quanto à localização e à composição. c) Citem as classes dos equinodermos identificando um tipo de animal e sua principal característica.

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

a)

Os equinodermos compreendem seres que caracterizam-se por serem invertebrados e marinhos, exclusivamente. Um dos animais mais famosos que pertence aos equinodermos são as estrelas-do-mar.

Um sistema característico desses organismos é chamado de sistema ambulacrário. Trata-se de um conjunto de canais ao longo do corpo do animal pelo qual a água do mar passa e permite que o animal se locomova. Esse sistema também é responsável por capturar presas e realizar trocas gasosas. No caso das estrelas-do-mar, o sistema ambulacral está presente em cada um dos braços e é formado por vários canais denominados laterais que originam de um canal central ao braço. No final desses canais laterais, existem estruturas de locomoção que são chamadas de pés ambulacrários. Assim, a contração desses canais provoca diferenças de pressão nos canais, devido à água, e permite a movimentação do animal.

Portanto, o sistema ambulacrário das estrelas-do-mar serve para realizar a locomoção, as trocas gasosas e a captura das presas e funciona por meio das diferenças de pressão geradas no interior dos canais centrais e laterais em cada braço devido às contrações dos canais.

b)

Quanto ao esqueleto que os animais possuem, podemos classificá-los em dois tipos que são o endoesqueleto e o exoesqueleto.

O endoesqueleto, como o nome sugere, é o esqueleto que localiza-se no interior do animal. Já o exoesqueleto é o nome dado ao esqueleto que reveste o corpo dos animais. Por exemplo, os equinodermos apresentam um esqueleto interno cujo composto formador é o calcário e os artrópodes, em contrapartida, possuem um esqueleto externo formado por quitina, em sua grande extensão.

Portanto, os equinodermos apresentam um esqueleto interno (endoesqueleto) constituído de calcário enquanto os artrópodes possuem esqueleto externo (exoesqueleto) constituído, principalmente, de quitina.

c)

Os equinodermos representam um filo do reino animal e é constituído de cinco classes que são Crinoidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea e Holothuroidea.

A Crinoidea é uma classe que possui os lírios-do-mar como animal mais famoso e são caracterizados pelo corpo estrelado sem espinhos. A classe Asteroidea é representada pelas estrelas-do-mar e é caracterizada pelo corpo estrelado com cinco ou mais braços. A classe Ophiuroidea tem a serpente-do-mar como representante e caracteriza-se pelo corpo estrelado com um disco central definido. Já Echinoidea é uma classe que possui os ouriços-do-mar como animal mais famoso e são caracterizados pelo corpo esférico com espinhos. Por fim, a classe Holothuroidea é representada pelos pepinos-do-mar e caracteriza-se pelo corpo cilíndrico sem espinhos.

Portanto, os equinodermos compreendem as classes Crinoidea, Asteroidea, Ophiuroidea, Echinoidea e Holothuroidea. Como exemplos e características temos os lírios-do-mar com corpo estrelado sem espinhos, as estrelas-do-mar com corpo estrelado com cinco ou mais braços, as serpentes-do-mar com corpo estrelado com disco central definido, os ouriços-do-mar com corpo esférico com espinhos e, os pepinos-do-mar com corpo cilíndrico sem espinhos, respectivamente.

0
Dislike0
User badge image

Elias Silva Dos Santos

asteroidea

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais