Buscar

(Ufsj 2011) Analise a seguinte afirmação:“Uma prática pela qual conhecendo a força e as ações do fogo, daágua, dos astros, dos céus e de todos os

(Ufsj 2011) Analise a seguinte afirmação: “Uma prática pela qual conhecendo a força e as ações do fogo, da água, dos astros, dos céus e de todos os outros corpos que nos cercam, tão distintamente como conhecemos os diferentes misteres de nossos artesãos, pudéssemos aplicá-los pela mesma forma a todos os usos para os quais são próprios, e tornando-nos assim como senhores e possuidores do Universo”. Essa afirmação refere-se a) à alusão de Descartes acerca do conhecimento que se configura como domínio do Homem sobre a realidade. b) à manipulação conceitual por meio da qual se originam todas as operações lógicas com a finalidade de alcançar o conhecimento. c) à famosa questão dos “universais” que agitou e, dada a posição central que ocupa, atualizou em boa parte, durante séculos, o melhor do pensamento filosófico. d) ao objeto de que se ocupam os pensadores que levam em consideração o conhecimento, que deriva da metafísica aristotélica.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

Esse trecho citado na questão mostra, principalmente, o interesse do autor em criar mecanismos para que o ser humano possa utilizar a natureza de forma a beneficiá-lo, ou seja, tirar proveito das coisas que a natureza oferece por meio de instrumentos práticos. Assim, todas as características dos corpos, como o sol, a água, o fogo, poderiam estar a serviço do homem, ajudando-o a viver bem, sendo senhor da natureza.

Visto isso, podemos entender que esta citação corresponde ao que René Descartes diz no Discurso do Método quando apresenta sua intenção de criar meios para que o homem seja esse senhor do universo, ou da natureza. Assim, é a letra a) que corresponde a isso apresentando a teoria cartesiana.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais