Buscar

(Unicentro 2012) Para o racionalismo, a razão é a verdadeirafonte do conhecimento. De acordo com essa afirmativa, os filósofosque podem ser

(Unicentro 2012) Para o racionalismo, a razão é a verdadeira fonte do conhecimento. De acordo com essa afirmativa, os filósofos que podem ser considerados racionalistas são a) Locke, Plotino e Hume. b) Kant, Aristóteles e Nietzsche. c) Platão, Descartes e Karl Marx. d) Descartes, Malebranche e Hume. e) Platão, Santo Agostinho e Descartes.

💡 1 Resposta

User badge image

Andre Smaira

O racionalismo é uma das correntes de pensamento mais importantes do século XVII, se contrapondo ao empirismo, que acredita que todo o conhecimento tem como origem a experiência sensível, isto é, os sentidos. Vários filósofos foram adeptos deste corrente, muitos deles que são até hoje muito importantes para a história da filosofia.

A letra a) está errada porque Locke era um empirista.

A letra b), por sua vez, está errada porque Kant não era nem racionalista nem empirista, enquanto Aristóteles foi o primeiro empirista da história da filosofia.

A letra c) está errada porque apesar de Descartes e Platão entenderem que a razão é a fonte do conhecimento, Marx não acreditava nisso, inclinando para uma posição empirista.

A letra d) está errada porque enquanto Descartes e Malebranche eram racionalistas, Hume era empirista.

Assim, sobra a letra e), que está correta. Tanto Descartes quanto Platão e Santo Agostinho acreditam que os sentidos não são fontes confiáveis de conhecimento e que a razão deve prevalecer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais