Buscar

Notadamente na segunda metade do século XIX, Rio de Janeiro e São Paulo passaram por um processo de modernização econômica, através de construções de

Notadamente na segunda metade do século XIX, Rio de Janeiro e São Paulo passaram por um processo de modernização econômica, através de construções de ferrovias e avanços em setores da comunicação. Esta situação foi possível em virtude, fundamentalmente, a) da dinamização da economia proporcionada pelo cultivo do café. b) pela entrada de produtos estrangeiros baratos, através do aparelhamento dos portos dos litorais paulista e carioca. c) pelos excedentes econômicos gerados pela mineração realizada na área das “Minas Gerais”. d) de uma maior homogeneização da economia brasileira, gerando excedentes passíveis de serem aplicados na modernização das economias paulista e carioca. e) da abertura dos portos, então observada.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O século XIX foi o primeiro no qual o Brasil era independente de outras nações, mais especificamente de Portugal, e apresentou um desenvolvimento baseado no setor agrário, basicamente.

São Paulo se destacou no cenário brasileiro por conta de suas plantações de café, além do Rio de Janeiro, que apresentou grande potencial de produção também.

Dessa forma, as duas regiões acabaram por se desenvolver mais do que as demais do país, a medida que concentravam a principal fonte de renda da nação.

Portanto, a alternativa que cita o café como o fator responsável por impulsionar a região de São Paulo e Rio de Janeiro é a letra a.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais