Buscar

Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é n

Usamos a riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória; entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil... decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é o empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação. (Trecho de um discurso de Péricles, citado por Tucídides. In: A Guerra do Peloponeso) A partir do transcrito podemos inferir que a) o debate é prejudicial à ação, pois impede o discernimento das questões que devem ser resolvidas no âmbito das decisões governamentais. b) os valores ético-políticos deveriam ser enunciados no momento mesmo da ação político- governamental. c) a admiração pela vida espartana, elemento recorrente em toda a expressão cultural helênica, foi importante para o desenvolvimento da participação política. d) a admiração pela frugalidade e pela pobreza, durante a fase democrática, caracterizou não só Atenas, mas também todas as cidades gregas, independente de sua forma de governo. e) o debate deveria nortear a ação política ao proporcionar maior clareza das questões públicas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) Incorreta. Em sua última linha, o texto nos diz exatamente o contrário, que o “debate não é empecilho à ação”, mas sim o meio de melhor se preparar para tomar a melhor ação possível.

b) Incorreta. Segundo o texto, deve-se buscar o debate (a enunciação dos valores ético-políticos) antes de partir para a ação de fato, como forma de se preparar, sendo o debate uma ferramenta de esclarecimento.

c) Incorreta. O texto não faz referências à vida espartana.

d) Incorreta. A frugalidade e a pobreza não são exaltadas, pelo contrário, é incentivada que se busque evita-las, já que a riqueza é vista como uma oportunidade para a ação.

e) Correta. A alternativa é uma síntese do que se diz nas duas últimas linha do texto.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais