Buscar

Quando uma onda sonora e uma onda luminosa passam do ar para a água, pode-se afirmar quea) as velocidades das duas ondas aumentam.b) as velocidades

Quando uma onda sonora e uma onda luminosa passam do ar para a água, pode-se afirmar que a) as velocidades das duas ondas aumentam. b) as velocidades das duas ondas diminuem. c) a velocidade da luz aumenta e a do som diminui. d) as freqüências das duas ondas aumentam. e) a velocidade do som aumenta e a da luz diminui.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Uma onda sonora é o padrão de distúrbio causado pelo movimento de energia que viaja através de um meio (como ar, água ou qualquer outro líquido ou matéria sólida) à medida que se propaga para longe da fonte do som. As ondas sonoras são frequentemente simplificadas para uma descrição em termos de ondas planas sinusoidais, que são caracterizadas por estas propriedades genéricas:

  • Frequência, ou seu inverso, comprimento de onda;
  • Amplitude, pressão sonora ou intensidade;
  • Velocidade do som;
  • Direção.

Nesse contexto, tem-se a seguinte relação:


\[\boxed{\lambda = \dfrac{v}{f}}\]

Em que \(\lambda\) é o comprimento de onda; \(v\) a velocidade da onda; e \(f\) a frequência.

Por sua vez, as ondas luminosas consistem em ondas de natureza eletromagnética que possuem propagação transversal com relação ao meio por onde elas fluem.

A velocidade do som na água é cerca de quatro vezes maior que no ar. Por sua vez, a velocidade da luz na água é cerca de 33% superior que no ar.

Portanto, a alternativa a) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais