Buscar

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo foi usado no lugar do futuro do pretérito em:a) "Em casa achei o livro que ele me mandara".b) "Ah, se eu

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo foi usado no lugar do futuro do pretérito em: a) "Em casa achei o livro que ele me mandara". b) "Ah, se eu fora rei! Exclamou o mendigo". c) "Mais livros houvesse, mais livros eu comprara". d) "Se regressara à sala antes, teria visto o senador". e) N.d.a.

Respostas

User badge image

Andre Smaira

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo e o futuro do pretérito do indicativo são tempos verbais, que nada mais são que variações do verbo que apontam em qual tempo o fato narrado por ele está ocorrendo.

Na alternativa c) "Mais livros houvesse, mais livros eu comprara", o verbo comprar está conjugado erroneamente no tempo verbal pretérito mais-que-perfeito, o correto é a conjugação no tempo verbal futuro do pretérito do indicativo, assim “comprara” deve ser substituído por “compraria”.

Portanto, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo foi utilizado no lugar do futuro do pretérito em c) "Mais livros houvesse, mais livros eu comprara".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina