Buscar

"A lua estava cercada de um halo cor de leite. Ia chover." O sujeito da oração 'Ia chover' é:a) determinado: a chuvab) indeterminadoc) ocultod)

"A lua estava cercada de um halo cor de leite. Ia chover." O sujeito da oração 'Ia chover' é: a) determinado: a chuva b) indeterminado c) oculto d) inexistente e) oracional

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A resposta correta da questão é a letra D, sujeito inexistente. O sujeito inexistente, ou a oração sem sujeito, trata-se daquela que não é possível imaginarmos ou determinarmos alguém que a oração em si se refere, no caso da oração exposta no enunciado “a lua estava cercada de um halo cor de leite” isso acontece. Não podemos designar a quem o elemento se refere, outros exemplos de orações com sujeito inexistente são:

Faz 6 meses que ele foi viajar

Chovia na América do Sul

Esses dois exemplos expostos, especialmente o segundo, também não é possível identificar o sujeito. Isso comumente ocorre em orações com ações da natureza, como chovia, nevava, etc.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais