Buscar

Qual a morfologia do Giardia Lambia?

💡 4 Respostas

User badge image

Neirilainy Pereira

É o protozoário flagelado causador da giardíase. Essa doença possui distribuição mundial, porém é mais comum em climas temperados e em crianças nos primeiros anos de vida. A Giardia é um parasito que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os protozoários são organismos microscópicos responsáveis por muitas doenças que acometem os seres humanos como, por exemplo, a Giardia Lamblia que é a responsável pela giardíase.

Esse protozoário apresenta duas formas de vida que são chamadas de cisto e trofozoíto. Em relação à morfologia, os cistos possuem a forma de elipse com estruturas contráteis (axonemas) dos flagelos e células com 2 ou 4 núcleos. E os trofozoítos são células com a parte superior mais afinada com relação a parte inferior, 8 flagelos, 2 núcleos e 2 discos suctoriais para aderirem na parede do intestino delgado humano.

Portanto, a morfologia da Giardia Lamblia inclui os cistos e o trofozoítos. Os cistos possuem forma de elipse, axonemas flagelares e células com 2 ou 4 núcleos. Já os trofozoítos são células afinadas na parte superior, com 8 flagelos, 2 discos suctoriais e 2 núcleos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais