Buscar

Aspectos positivos e negativos que o periodo da ditadura militar influenciou a educacao brasileira?relacione as suas consequencias na educacao.

💡 3 Respostas

User badge image

Charles Carvalho

“Na ditadura militar a escola era boa”. Essa frase, repetida inúmeras vezes, pode soar como verdade para alguns. Os fatos, porém, não parecem corroborar essa tese. Diversos estudos e especialistas que se debruçam sobre o tema apontam que a Ditadura Civil-Militar (1964-1988) deixou marcas profundas na educação brasileira entre elas, a prática de expandir sem qualificar.

No período, houve um aumento significativo do número de matrículas na educação básica, mas com poucos recursos e pouca formação docente, ou seja, sem se preocupar com a qualidade ofertada.

A Constituição de 1967, aprovada pelo Regime Civil-Militar, promoveu duas alterações importantes na política educacional brasileira. Primeiro, desobrigou a União e os estados a investirem um mínimo, alterando um dispositivo previsto na Lei de Diretrizes e Bases, aprovada em 1961.

A legislação anterior, aprovada pelo Congresso Nacional durante o governo João Goulart, previa que a União tinha que investir ao menos 12% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação e também obrigava estados e municípios a alocarem 20% do orçamento na área.
5
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É sabido que em abril de 1964 foi deflagrado um golpe de estado no Brasil, inciando assim o período ditatorial que durou até 1985. Durante estes anos o congresso nacional foi fechado e não havia eleições diretas, apenas militares eram eleitos tendo em vista o que outros militares no poder queriam, não havia democracia e o povo não podia ir contra o governo.

Houveram assim várias medidas e transformações na educação brasileira. Como aspectos negativos podemos listar a falta de liberdade dos professores para ensinar, ou seja, eles tinham que seguir a risca o que era estabelecido pelo governo e não podiam fazer críticas ao regime, nem mesmo citar coisas que o regime não gostava. Os professores também eram perseguidos caso desrespeitassem estas normas, já que eram entendidos como subvertores. O pensamento crítico foi limitado e as aulas de filosofia e sociologia foram banidas, já que eram aulas que promoviam um tipo de pensamento radical e sistêmico sobre a realidade.

Como apectos positivos podemos apontar a ampliação de vagas e novas escolas de educação fundamental, além de uma alta na taxa de alfabetização, o que consolidado no período democrático que sucedeu a ditadura.

Portanto, mesmo que exista alguns aspectos positivos, não sabemos se realmente são verdadeiros, já que foram documentos feitos e divulgados pelo próprio regime. Os pontos negativos nos mostram que a educação tinha como objetivo formar uma legião de apoiadores do governo sem pensamento crítico.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais