Buscar

Comente sucintamente estrutura celular da organela e suas funções?

💡 4 Respostas

User badge image

Grace Kelly Ribeiro Camargo Campos

Organelas de uma célula animal e suas funções:

1- Nucléolo - produção dos componentes ribossômicos

2 - Núcleo - conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares. É envolvido por uma membrana (envoltório) nuclear, chamada de carioteca.

3 - Ribossomos - produção de proteínas

4 - Vesículas - transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.

5 - Retículo endoplasmático rugoso - participa da síntese e transporte de proteínas.

6 - Complexo de Golgi - faz a secreção celular.

7 - Citoesqueleto - participam do transporte de substâncias e dão forma a célula.

8 - Retículo endoplasmático Liso - participa do processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios.

9 - Mitocôndrias - são responsáveis pela respiração das células.

10 - Vacúolo - atuam no processo de digestão intracelular.

11 - Citoplasma - nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.

12 - Lisossomos - participam da digestão de substâncias orgânicas.

13 - Centríolos : estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cilios.

0
Dislike0
User badge image

Maria Estella

Organelas são estruturas que ficam dentro das células, mais precisamente dentro do citoplasma, que é composto por um líquido gelatinoso, do qual falaremos mais adiante.

Por sermos seres pluricelulares e eucariontes, temos uma complexidade enorme dentro de nós e são essas estruturas que vão fazer a célula funcionar.

organela da célula vegetal é um pouco diferente da animal, ela tem algumas estruturas que não se encontram nessas células, mas hoje trataremos apenas das células animais.

Nas células procariontes nós não temos organelas, porque elas são células mais simples, geralmente unicelulares, e só vão ter no citoplasma o material genético e os ribossomos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Assim como os seres humanos, as células possuem estruturas funcionais menores que realizam funções específicas. Essas estruturas são as organelas.

Quanto às suas estruturas celulares, podemos separá-las em membranares (possuem membrana própria) e não membranares. As primeiras são representadas pelas mitocôndrias, retículos endoplasmáticos liso e rugoso, cloroplastos, complexo de Golgi e lisossomos, enquanto as outras são representadas pelos ribossomos, centríolos e os filamentos do citoesqueleto. As organelas membranares atuam, na ordem que foram apresentadas, na produção de energia, síntese e metabolização dos lipídios e proteínas, fotossíntese nas células vegetais, armazenamento e transporte de proteínas e digestão intracelular. Já as organelas não membranares atuam na formação das proteínas, formação do fuso mitótico e na sustentação da célula, também na ordem apresentada.

Portanto, as organelas podem apresentar estruturas celulares membranares ou não membranares. Quanto às membranares, temos as mitocôndrias, retículos endoplasmáticos liso e rugoso, cloroplastos, complexo de Golgi e lisossomos que atuam na produção de energia, síntese e metabolização dos lipídios e proteínas, fotossíntese, armazenamento e transporte de proteínas e digestão intracelular, respectivamente. Já as não membranares são os ribossomos, centríolos e os filamentos do citoesqueleto que atuam na formação das proteínas, formação do fuso mitótico e na sustentação da célula, respectivamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais