Buscar

Explique os mecanismos de ação dos benzodiazepínicos, e seus efeitos fisiológicos e adversos.

💡 3 Respostas

User badge image

Julia Oliveira Silva

Atuam aumentando a afinidade do neurotransmissor Gama-amino-butírico (GABA) pelo receptor GABA, resultando em aumento da resposta sináptica inibitória no SNC, desencadeada pela entrada de íons cloreto na célula nervosa.
0
Dislike0
User badge image

Julia Oliveira Silva

Os benzodiazepínicos atuam como sedativos (desaceleram as funções do corpo). ... Ou seja, a sua ação não se limita apenas ao relaxamento e sedação, mas são também anticonvulsivas, amnésicas e relaxantes musculares. Aumentam o efeito de uma substância química cerebral chamada GABA (ácido gama- aminobutírico).
0
Dislike0
User badge image

Julia Oliveira Silva

A dependência é tida como o grande vilão do uso crônico de benzodiazepínicos, uma vez que pode se desenvolver em poucos dias. A síndrome causada pela retirada abrupta da medicação pode ser responsável por uma série de sintomas como dor de cabeça, cansaço, insônia, tremor, diminuição da concentração e ansiedade.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais